terça-feira, 6 de abril de 2010

Quando eu nasci

I

Lembro que quando eu nasci, Deus disse: fracassarás!
Não dei muita importância, afinal, mesmo sendo um bebê, era óbvio para mim que a maioria das pessoas fracassam.

II

E eu cresci, larguei a chupeta mais tarde que a maioria dos bebês; o leite da minha mãe também acabou antes. Como vêem, fracassei ainda quando bebê.

Cresci um pouco mais, e ainda me lembro, que eu não conseguia decorar por completo o alfabeto, a, b, c, d... g, h, i... v, x, z...; eu apenas lembrava algumas sequências de letras. Depois aprendi o alfabeto e a ler razoavelmente até, mas não sem ser um fracasso ante a maioria dos colegas que sabiam de cor o alfabeto.

Cresci mais ainda, e veio o caratê. Eu gostava muito, mas não conseguia acertar direito a sequência do Katá - pelo meio eu me perdia -; meu pai não quis pagar meu exame de faixa (que não era caro) e eu decidi abandonar o caratê. Outro fracasso! E lembro ainda que, dias depois, eu conseguia fazer todo o catá. Foi doloroso, mas eu logo esqueci o caratê.

Depois eu me tornei o adolescente: garotas, aprender a tocar violão, gostar de algo, ter uma mania, uma coleção ou algo do tipo... Quintuplo fracasso.

Os fracassos que me vieram após a adolescência, não os gosto de recordar, estão demasiado próximos do que sou, e me seria muito doloroso ter de escrevê-los. Mas tudo isso para dizer que Deus, quando nos fala, não mente.

III

Ontem, sonhei com meu primeiro diálogo com Deus
E lembrei de algo
Ao "Fracassarás!", Deus acrescentara: "mas ao contrário da maioria, terás pelo resto da vida a consciência de seu fracasso."

5 comentários:

  1. Agora, um fracassado chato (risos). E mais uma vez, Ele se aproveita das limitações de uma criança para tirar onde de sábio. Você nem tinha nascido ainda todos nós já sabíamos (mais risos).

    Você tem sorte de não precisar dele para saber que seria um fracassado no meio de tantos outros. Consciência de classe...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não acredita em Deus, né amor.

    Espero que tbm não acredite que nasceu para fracassar... Pq se tudo que você é e sabe é considerado fracasso, coitados do pobres mortais que nem eu...que tentam adquirir metade do seu conhecimento...

    Te amo

    ResponderExcluir
  3. Eu sou um dos pobres mortais, infelizmente, mortal...

    ResponderExcluir
  4. Talvez sejamos todos. Mas haveria fardo mais pesado que a consciência do fracasso? Caberia perguntar: "Fracasso inevitável?". Mas, afinal, não sou um otimista...

    ResponderExcluir
  5. E quando é que não fracassamos nessa vida? Ainda mais enquanto somos crianças que passam por verdadeiros tormentos, reprovações e burradas. Devo ser uma criança até hoje, ou eu não entendi minha conversa com o Pai.

    ResponderExcluir